Novembro Azul: O Mês é Azul Mas o Alerta é Vermelho!

Hello meus amores! Como vai o feriado de vocês?

Hoje o assunto abordado no blog é bastante sério: Novembro Azul. Não que as outras postagens não sejam serias, mas quando se trata de saúde nós temos que dar uma atenção dobrada. Peço mil desculpas por não ter feito um post sobre o outubro rosa 😢 eu realmente estava sem tempo. Mas agora estou me dedicando muito ao blog então, vamos para o post.  

Para quem ainda não sabe o câncer de próstata é o câncer que mais atinge o sexo masculino e, mesmo assim, é um assunto bastante polêmico entre os homens. GENTE! vocês acreditam que 50% dos homem nunca foram ao urologista e, em 2014, 12 mil homens morreram porque descobriram a doença em um estágio avançado. 

No Brasil a campanha Novembro Azul foi criada, em 2008, pelo instituto Lado a Lado Pela Vida com o intuito de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico para realizar exames preventivos. 


A próstata é uma pequena glândula em forma de noz que produz um líquido seminal. A próstata se localiza ao redor da uretra, quando ela se expande dificulta a saída da urina e de ter relações sexuais. Alguns tipos de câncer de próstata se desenvolvem lentamente. Nesses casos ele são monitorados. Os outros tipos são agressivos e precisam de cirurgia, terapia hormonal, quimioterapia ou outros tipos de tratamento.

Quais são os sintomas do câncer de próstata? 


Na fase inicial não apresenta sintomas, lembrando... que na fase inicial existe maiores chances de cura. Na fase avançado o paciente pode sentir: Muita vontade de urinar, dificuldade para urinar, dor óssea, queda do estado geral, insuficiência renal e dores fortes. 

Quais são os fatores de risco? 


-Antecedente familiar
-Alimentação (dieta rica em gordura e carne vermelha, pobre em legumes, vegetais e frutas)
-Sedentarismo e obesidade
-Taxas de estrogênio (quanto maior a taxa, maior o risco)
-Etnia


Qual diagnóstico do câncer de próstata? 


O câncer de próstata pode ser diagnosticado por meio de exame físico toque retal e laboratorial (dosagem do PSA). Caso sejam constatados aumento da glândula ou PSA alterado, deve ser realizada uma biópsia para averiguar a presença de um tumor e se ele é maligno.

 Qual o tratamento do câncer de próstata? 


O tratamento depende do tamanho e da classificação do tumor, assim como da idade do paciente e pode incluir prostatectomia radical (remoção cirúrgica da próstata), radioterapia, hormonoterapia e uso de medicamentos. Para os pacientes idosos com tumor de evolução lenta o acompanhamento clínico menos invasivo é uma boa opção. 

Então é isso meus amores, espero muita que eu tenha ajudado vocês. Um XERO bem apertado na BOCHECHA e até o próximo post.

Redes Sociais 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

♥ Oi meus amores! Tudo bem? Se gostou do post interaja conosco.
♥ Deixe o LINK do seu BLOG para visitarmos.
♥ NÃO desrespeite nosso trabalho.
♥ Siga-nos no Instagram e no Twitter: @renoveseblog
♥ Sinta-se a vontade e volte sempre!

© Blog Renove-se - 2016 | Todos os direitos reservados.
Desenvolvimento por: Jaque Design | Tecnologia do Blogger.
imagem-logo